ANÁLISE ESTRATÉGICA DAS MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS CATARINENSES A PARTIR DO USO DO BALANCED SCORECARD

Autores

  • Bianca Costa Amorim Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nathália Berger Werlang
  • Ronaldo Telles
  • Sidnei Vieira Marinho

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Micro e Pequenas Empresas, gestão estratégica

Resumo

Este artigo analisa o uso do Balanced Scorecard por Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina como forma de melhorar a gestão estratégica. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, é alicerçada na teoria de estratégia e desempenho operacional. Fez-se uso de questionários para coletar junto a 1.090 empresas, dados sobre as quatro perspectivas do Balanced Scorecard, onde se concluiu que 80,66% dos gestores utilizam indicadores de medição de desempenho. A análise das perspectivas de forma individual comprovou que elas são utilizadas na seguinte proporção: perspectiva financeira (83,19%), clientes (88,11%), processos internos (91,12%) e aprendizado e crescimento (60,16%).

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

Amorim, B. C. ., Werlang, N. B. ., Telles, R. ., & Marinho, S. V. . (2021). ANÁLISE ESTRATÉGICA DAS MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS CATARINENSES A PARTIR DO USO DO BALANCED SCORECARD. REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, 1(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/GEINOVE-CESUSC/article/view/416

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