PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA JAM

Autores

  • Amanda Napoleão Faculdade CESUSC
  • Gustavo Gomez Bublitz Faculdade CESUSC

Palavras-chave:

Sucessão, Empresa Familiar, Processo sucessório, Planejamento

Resumo

Empresas familiares são empresas cujos criadores são membros da mesma família e um dos maiores objetivos do fundador é dar continuidade ao negócio sob o comando de um de seus herdeiros. O processo de sucessão dentro da empresa, quando mal planejado, pode lhe colocar em risco, possibilitando o surgimento de adversidades. Porém, se bem planejado, será dado continuidade ao negócio da família. O objetivo da pesquisa é analisar a gestão da empresa familiar JAM durante sua troca de gestão, em que o fundador passará todas as responsabilidades ao seu sucessor, por meio do desenvolvimento de um planejamento de sucessão. Este planejamento fará com que essa mudança seja realizada de forma segura, minimizando os riscos que possam ocorrer e evitando desgastes, tanto na firma quanto na família, levando-se em consideração o que a empresa precisa no momento, além de analisar se o sucessor estará apto a exercer o cargo. Além disto, a JAM planeja futuramente iniciar a implantação de franquias para ampliar os negócios, analisando sua situação legal, planejando o processo de formação da franquia, elaborando o plano de expansão da rede e sistematizando os processos para os franqueados. Após a escolha do próximo gestor, dar-se-á início ao plano de ação para a sucessão que irá durar uma média de um ano para se concretizar. A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, onde o pesquisador irá obter maior conhecimento da empresa e da maturidade para alcançar os objetivos desejados por eles.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Napoleão , A. ., & Bublitz , G. G. . (2021). PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES: PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA JAM. REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, 3(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/GEINOVE-CESUSC/article/view/497