APRENDENDO “INTERNET DAS COISAS” NO PROJETO AULA ABERTA

Autores

  • Roberto Fabiano Fernandes Faculdade CESUSC
  • Fernando Ramos Lengler Faculdade CESUSC
  • Ibsem Agrello Dias Faculdade CESUSC
  • Isaak Iedo de Assunção Faculdade CESUSC
  • Regis Marques Faculdade CESUSC
  • Mariah Rodrigues Faculdade CESUSC

Resumo

A Internet das Coisas, em poucas palavras, nada mais é que uma extensão da Internet atual, que proporciona aos objetos do dia-a-dia (quaisquer que sejam), mas com capacidade computacional e de comunicação, se conectarem à Internet. Kevin Ashton, pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é considerado o primeiro especialista a usar o termo “Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), em 1999. Por ser um tema muito citado na atualidade, devido ao ambiente cada vez mais conectado, a “internet das coisas” tem conquistado importância seja em sistemas simples, ou naqueles mais complexos. A IoT tem se revelado uma tecnologia de grande valia para a captação, gestão e utilização racional das informações. Por ser considerada uma das tecnologias emergentes, o tema IOT foi inserido como um dos temas de aprendizagem, juntamente com  Data Science, Devops e Machine Learning e Mobile), no projeto de extensão “Aula Aberta” do primeiro semestre de 2018. O Projeto Aula Aberta do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade CESUSC tem como propósito integrar os alunos do Curso de Graduação com profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por meio de encontros presenciais no Link Lab na ACATE promovidos para integrar teoria e prática (SCHÜTZ et al., 2017).

Downloads

Publicado

2018-10-12

Como Citar

Fernandes, R. F., Lengler, F. R., Dias, I. A., Assunção, I. I. de, Marques, R., & Rodrigues, M. (2018). APRENDENDO “INTERNET DAS COISAS” NO PROJETO AULA ABERTA. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/256

Edição

Seção

Pôsteres - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4