DIÁLOGO ENTRE O CAMPO DO DESIGN E A EDUCAÇÃO

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO GRÁFICO PARA EAD

Autores

  • Evelyn Henrique Silva Faculdade Cesusc

Resumo

Esse estudo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo a discussão teórica acerca da importância do desenvolvimento de projeto gráfico em materiais didáticos para educação a distância e a contribuição para um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. A mudança na forma de interação na sociedade, caracterizada pela influência dos recursos tecnológicos impacta no processo de ensino-aprendizagem, levando a área da educação a compreender as transformações, promover e buscar formas de facilitar a aprendizagem humana. A Educação a Distância (EAD) trata-se de uma modalidade educacional, na qual a mediação didático-pedagógica se dá através da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs) como intermédio para a interação entre professor e aluno. A utilização de design instrucional é responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos educacionais, sendo que o desenvolvimento de uma liguagem visual nos materiais didáticos compõe uma das etapas de facilitação na disseminação da informação e articulação da relação do aluno com o conteúdo a ser aprendido. A metodologia utilizada no presente estudo caracteriza a pesquisa como teórico-empírica, de natureza exploratória. Como método, utiliza-se do estudo de caso no intuito de analisar a prática do desenvolvimento de projeto gráfico nos cursos ofertados no Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Na fase em que se encontra, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de design instrucional em materias de educação a distância, coleta de dados de projetos gráficos existentes no NEAD, além da coleta da identidade visual já institucionalizada no CESUSC. Após pesquisa e coleta, iniciou-se a adaptação gráfica nos materiais didáticos dos cursos ofertados, tendo como resultados preliminares a sistematização e integração da linguagem gráfica entre esses, bem como a estruturação e organização das informações contidas nos materiais através de iconografia, infografia e fotografias, otimizando informações textuais. Nessa perspectiva, a estruturação do projeto gráfico de materiais didáticos para educação a distância tem como finalidade padronizar a linguagem gráfica, facilitação da percepção visual e reconhecimento da informação, e afirma-se como necessária à próxima etapa a aplicação e interação do aluno com o conteúdo, e resultado do nível de eficiência de fixação de aprendizagem.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-07-19

Como Citar

Silva, E. H. (2017). DIÁLOGO ENTRE O CAMPO DO DESIGN E A EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO GRÁFICO PARA EAD. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/49