PESQUISANDO “INTERNET DAS COISAS”: EM BUSCA DA CURRICULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Roberto Fabiano Fernandes Faculdade CESUSC
  • Sergio Murilo Schütz Faculdade CESUSC
  • Bruno Ibias Pereira Faculdade CESUSC
  • Fernando Madalozzo Poletto Faculdade CESUSC
  • João Edemar x João Edemar Dematé Faculdade CESUSC
  • Thiago do Vale Pereira Livramento Faculdade CESUSC
  • Gabriel Felipe do Amaral Comunidade Externa

Resumo

A internet das coisas (IOT) é uma das tecnologias emergentes e tem se revelado de grande valia para a captação, gestão e utilização racional das informações. Segundo Santos et al. (2016) , a IOT é uma extensão da internet atual que proporciona as coisas (objetos) se conectarem a internet com maior capacidade computacional e de comunicação. Por ser um tema muito citado na atualidade, devido aos ambientes estarem cada vez mais conectados, a “internet das coisas” tem conquistado importância em várias pesquisas. Neste sentido, o tema foi incorporado ao projeto Aula Aberta da Faculdade Cesusc. O Projeto Aula Aberta foi desenvolvido pelos professores do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade CESUSC e tem como propósito integrar os alunos do Curso de Graduação com profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por meio de encontros promovidos para integrar teoria e prática (SCHÜTZ et al., 2017). O projeto foi criado com forma de atender Lei nº 13.005/2014 que preconiza e orienta as instituições de ensino superior brasileiro a destinar parte dos créditos curriculares dos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária até o ano 2024. Entende-se que a curricularização da extensão nos cursos de graduação promove a transformação atual na Universidade e nos seus vários segmentos ao suscitar novas práticas docentes, alterações e ajustes na estrutura organizacional da Universidade e, inclusive, novas reflexões sobre o conceito e o papel da Universidade no contexto nacional e internacional atual.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Fernandes, R. F. ., Schütz, S. M. ., Pereira, B. I., Poletto, F. M. ., João Edemar Dematé, J. E. x, Livramento, T. do V. P. ., & Amaral, G. F. do . (2019). PESQUISANDO “INTERNET DAS COISAS”: EM BUSCA DA CURRICULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 4(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/440

Edição

Seção

Pôsteres - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>