OS PRIMEIROS PASSOS DO NEPEN

ANÁLISE A PARTIR DOS DIFERENTES ÂNGULOS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Pedro Luiz dos Santos Junior Faculdade CESUSC

Resumo

Pretende-se abordar no trabalho as consequências trazidas pela atuação do primeiro ano do Núcleo de Execução Penal CESUSC (NEPEN-CESUSC). Serão levantados dados, por meio de entrevistas de campo, a fim de que seja analisado o desfecho dos objetivos elencados na propositura de projeto do referido núcleo, quais sejam: estimular o corpo discente do Curso de Direito para o contato prático com a execução penal a partir do processo judicial eletrônico; projetar a Faculdade CESUSC como expoente na área de execução penal; oferecer um espaço para o desenvolvimento do conhecimento em execução penal; estimular a habilidade de raciocínio dos acadêmicos participantes e, por conseguinte, o interesse no tema; promover uma alternativa de aprendizado e atuação prática no meio universitário; provocar discussões acadêmicas a respeito dos problemas que o sistema penitenciário em Santa Catarina e no Brasil enfrenta atualmente, assuntos esses que fazem parte do universo jurídico; incentivar o corpo discente a entrar em contato e impactar a realidade dos apenados; promover aos acadêmicos o conhecimento do contexto em que a comunidade está inserida; desenvolver atividades de caráter prático (análise de processos de execução criminal reais) e atividades de caráter didático (workshops, minicursos, oficinas, palestras); possibilitar debates e reflexões através de exibições de documentários e filmes, estes com o intuito de realizar uma análise crítica sobre o tema em questão; leitura de textos que fomentem percepções sobre conhecimentos doutrinários na esfera da Criminologia Penal; e promover reflexos jurídicos penais da lei antimanicomial na execução das medidas de segurança.

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Junior, P. L. dos S. (2018). OS PRIMEIROS PASSOS DO NEPEN: ANÁLISE A PARTIR DOS DIFERENTES ÂNGULOS DE ATUAÇÃO. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/182