DIA DAS PROFISSÕES DO ENSINO MÉDIO
UMA INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL COM ADOLESCENTES
Resumo
Este trabalho é parte dos avanços do Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária da Faculdade Cesusc, em parceria com a Escola Paulo Fontes e instituições localizadas no Bairro Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, que tem por finalidade a relação de pertencimento em uma perspectiva da psicologia social. Entre os objetivos que o grupo propôs com a escola, estão o de promover a aproximação entre o ambiente escolar e a comunidade e o de proporcionar discussões a respeito do futuro, carreira e orientação profissional. Criou-se, a partir da demanda dos alunos do terceiro ano noturno do ensino médio, o projeto “Dia das Profissões”. Este projeto é uma das intervenções sociais do grupo de pesquisa e foi realizado no campus da Faculdade Cesusc, no início de setembro de 2017. A importância do acolhimento das aspirações dos alunos foi fundamental, uma vez que, mesmo motivados em relação ao seu futuro profissional, encontravam-se ambivalentes nos esclarecimentos das possibilidades no ingresso do ensino superior e do mercado de trabalho. Após levantar a demanda dos cursos desejados e/ou áreas que pudessem ser apresentadas aos estudantes, procurou-se profissionais e/ou estudantes das universidades que trouxessem em suas falas relatos de experiências de superação e como ocorreram seus percursos profissionais. O encontro foi marcado em seu início por uma recepção e uma visita ao campus, viabilizando uma nova experiência para os que ali estavam, visto que era novidade adentrar em uma instituição de ensino superior. A noite contou com a presença e fala dos convidados, que voluntariamente vieram apresentar seus cursos em formação ou suas áreas de trabalho. Na programação, pré-vestibulares sociais, áreas da saúde, tecnologia/tecnólogos, educação/humanas, gestão, bem como apresentação da psicologia. Obteve-se um encontro dinâmico e de aprendizagem, finalizado com votos de um futuro ascendente aos jovens. Em contrapartida como retorno, na semana sequente ao encontro, a maioria dos alunos fizeram suas inscrições nos vestibulares, levando em consideração as sugestões e desafiando-se a tentar suas escolhas. Propõe-se um acompanhamento destes alunos, com suporte necessário no período que antecede e pós-vestibular, para então o fechamento deste projeto.