https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/issue/feed REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 2022-02-23T20:10:41+00:00 Fernando Ramos Lengler fernando.lengler@cesusc.edu.br Open Journal Systems <p><strong>REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (GEINOVE)</strong></p> <p>A Revista de Gestão Inovação e Empreendedorismo foi criada, em abril de 2019, pela Coordenação de Pesquisa da Faculdade Cesusc em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.</p> <p>Os objetivos da Revista são a criação de um meio de divulgação de intercâmbio e discussão entre profissionais das áreas de Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, além da aproximação de especialistas da área de Administração, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Tecnologia.</p> <p>A Revista propõe-se divulgar os melhores trabalhos técnico-científicos e incentivar o estudo e desenvolvimento da discussão em todas áreas afins.</p> <p>A Revista conta com um Conselho Editorial composto por especialistas de renome nacional e internacional, que tem como uma de suas responsabilidades a de definir as políticas editoriais da Revista, assim como um amplo corpo de <em>referees</em> dedicados à aprovação dos artigos científicos que serão divulgados nos diferentes números da Revista.</p> <p>ISSN:<strong> 2674-7359</strong></p> https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/500 O PAPEL DA REDE MULHER EMPREENDEDORA COMO IMPULSIONADORA DE NEGÓCIOS LIDERADOS POR MULHERES 2022-02-23T20:00:12+00:00 Daniele Carlini danicarlini@gmail.com <p>Com a crescente inserção das mulheres brasileiras no ecossistema empreendedor e do papel exercido pelas redes de apoio ao empreendedorismo, este artigo objetivou compreender, segundo a percepção das embaixadoras voluntárias da Rede Mulher Empreendedora (RME), o impacto de suas ações no fomento ao empreendedorismo feminino. Traz em seu referencial teórico um aprofundamento sobre os temas do papel da mulher no mercado de trabalho, do empreendedorismo no Brasil, das mulheres empreendedoras e das redes de empreendedorismo e empoderamento feminino. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva e concluiu que as embaixadoras não só percebem o impacto causado pelas ações da RME, como conhecem negócios criados ou desenvolvidos a partir de eventos realizados por elas. O estudo evidencia a capacidade de integração voluntária, movida por um desejo de real impacto econômico e social de mulheres para outras mulheres, via atuação em rede nacional, com aplicação regionalizada conforme as necessidades locais.&nbsp;&nbsp;</p> 2022-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/501 INTERAÇÃO COM UMA MICROEMPRESA DO SEGMENTO DE MODA PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA DE MARKETING 2022-02-23T20:10:41+00:00 Caroline da Costa do Amaral revistas@cesusc.edu.br Martin Pereira Petermann Junior revistas@cesusc.edu.br Vinicius Bitencurt vinicius.oceano2014@gmail.com <p>O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral, identificar as dores da empresa Ilhéu Surf Shop, que atua no segmento de <em>surfwear</em>. Para que assim possam ser realizadas pesquisas aprofundadas, com análises, esboços de situações reais e possíveis barreiras no mercado. Os procedimentos metodológicos que serão utilizados para a pesquisa são de método quantitativa, descritiva, desenvolvida a partir de um estudo de caso de natureza básica. Os métodos de investigação empregados para coleta de dados abrangeram a entrevista individual semiestruturada em profundidade por meio da aplicação de um roteiro simples de questões adaptadas da literatura, análise bibliográfica e documental.&nbsp; E com isso, as expectativas de resultados que os pesquisadores buscam são: identificar a principal dor da empresa e a partir disso desenvolver recomendações e sugestões para solucionar os atuais problemas da organização partindo do reconhecimento da&nbsp; idade, gênero, gasto mensal em roupas e acessórios dos clientes e verificar os motivos pelo qual as pessoas compram online e por quais meios de mídias sociais.</p> 2022-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/499 O IMPACTO DA DIVERSIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS SOB A ÓTICA AFROFUTURISTA 2022-02-23T19:52:34+00:00 Priscila da Silva Freitas prisilafreitas.mc@gmail.com Paola Beatriz May Rebollar paola.rebollar@faculdadecesusc.edu.br Fernando Ramos Lengler fernando.lengler@gmail.com <p>O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da diversidade no mundo dos negócios sob a ótica do afrofuturismo, enfatizando a disparidade de oportunidades em relação à população negra, dando um enfoque especial à mulher negra dentro da sociedade brasileira, tendo como razão desta pesquisa, a necessidade de contribuir com dados que possam embasar políticas de diversidade nas organizações. Foram realizadas entrevistas com doze pessoas negras inseridas no mercado de trabalho em diferentes locais do País. Este artigo é sustentado através de pesquisas bibliográficas e entrevistas, a pesquisa qualitativa foi feita por intermédio das entrevistas apoiando o levantamento de informações que trazem realidades compartilhadas por pessoas negras dentro de organizações, relatando a importância do comitê de diversidade e como visualizam o cenário de representatividade dentro das organizações. Os resultados apontaram para o impacto da diversidade nas empresas e para a relevância do tema para a população mais representada em número de pessoas dentro do Brasil, pessoas negras. A ênfase da pesquisa refletiu a perspectiva do afrofuturismo como uma realidade na qual as pessoas negras existem no futuro, e esse futuro é promissor.</p> 2022-02-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO