https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/issue/feed REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 2021-03-13T01:53:45+00:00 Fernando Ramos Lengler fernando.lengler@cesusc.edu.br Open Journal Systems <p><strong>REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (GEINOVE)</strong></p> <p>A Revista de Gestão Inovação e Empreendedorismo foi criada, em abril de 2019, pela Coordenação de Pesquisa da Faculdade Cesusc em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.</p> <p>Os objetivos da Revista são a criação de um meio de divulgação de intercâmbio e discussão entre profissionais das áreas de Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, além da aproximação de especialistas da área de Administração, Marketing, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo, Negócios e Gestão.</p> <p>A Revista propõe-se divulgar os melhores trabalhos técnico-científicos e incentivar o estudo e desenvolvimento da discussão em todas áreas afins.</p> <p>A Revista conta com um Conselho Editorial composto por especialistas de renome nacional e internacional, que tem como uma de suas responsabilidades a de definir as políticas editoriais da Revista, assim como um amplo corpo de&nbsp;<em>referees</em> dedicados à aprovação dos artigos científicos que serão divulgados nos diferentes números da Revista.</p> <p>ISSN:<strong> 2674-7359</strong></p> https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/492 GESTÃO DE PROJETOS COM PMBOK 2021-03-13T01:50:57+00:00 Leonardo Virgílio Ziert lziert18@gmail.com Daniel Penz daniel.penz@faculdadecesusc.edu.br Bianca Costa Amorim bianca.costa.amorim@gmail.com Carlos Roberto De Rolt carlos.rolt@udesc.br Elisabete Penz Beuren elisabete.beuren@universo.univates.br <p>A utilização de gestão de projetos para o desenvolvimento de produtos e prestação de serviços é uma tendência nas organizações. Para se manterem competitivas no mercado, essas organizações estão buscando uma redução nos custos e nos prazos de entrega sem alterar a qualidade do produto/serviço ofertado. Entretanto, muitas organizações estão perdendo espaço no mercado e potencial competitivo por não gerir seus projetos de forma adequada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor mudanças e adequações na gestão de processos de uma empresa comercial de materiais elétricos, com base no <em>Project Management Body of Knowledge </em>– PMBOK. O estudo se classifica como um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. Os resultados apresentados demonstram o aumento dos custos e descumprimento de prazos por falta de gestão de projetos e integração entre os envolvidos (direto/indiretamente) na rotina organizacional da Empresa X. Esta pesquisa evidenciou que a gestão de projetos, mesmo que centralizado a uma área específica de uma empresa, tem potencial para promover benefícios para toda organização, bem como para o gerente de projetos, mostrando-se essencial para organizar equipes e áreas/setores de forma direta/indireta.</p> 2021-03-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/490 A ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO MAIS RENTÁVEL EM AÇÕES NOS ÚLTIMOS 5 ANOS DE EMPRESAS REGISTRADAS PELA BOLSA DE VALORES 2021-03-12T22:26:33+00:00 Brenda Ferrari da Silva brenda.ferrari@live.com Juliana Tatiane Vital drjulianavital@gmail.com <p>Este trabalho buscou mostrar técnicas de investimentos em ações de curtíssimo prazo, médio e longo prazo, com o objetivo de entender qual a melhor estratégia de investimento em ações que gera um rendimento maior para o investidor. O presente trabalho abordou técnicas já exploradas no mercado dos investidores, como o <em>Swing Trade,</em> <em>Buy and Hold</em> e <em>Day Trade </em>nas empresas mais negociadas da B3 que foi analisado por um período de 5 anos, iniciando-se no primeiro dia de negociação de janeiro de 2015 e finalizando no último dia de dezembro de negociação da bolsa de valores em 2019. Para entender qual técnica de investimento gera um rendimento maior, analisou-se as empresas Vale, Petrobras e Itaú Unibanco - as três ações mais negociadas no primeiro semestre de 2019 - com simulação de aportes mensais, durante 5 anos, com a técnica <em>Buy and Hold </em>que é a compra mensal e a venda no final do período, a técnica de <em>Swing Trade</em> que é a compra todo início de mês e no momento de queda da ação e venda conforme o crescimento, e uma técnica de curtíssimo prazo que será a compra mensal e quando o preço da ação oscilar para baixo em cinquenta centavos e venda com o aumento de cinquenta centavos. Na sequência, observou-se que a estratégia <em>Buy and Hold</em> obteve maior relevância em sua rentabilidade ao final do período de 5 anos, sendo uma estratégia de fácil entendimento e aplicação.</p> 2021-03-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/491 PESQUISA DE MERCADO PARA O DIAGNÓSTICO DAS DEMANDAS DE COMÉRCIOS E SERVIÇOS NO BAIRRO SÃO JOÃO DO RIO VERMELHO 2021-03-12T22:44:51+00:00 Ana Paula de Britto Sosa anap.btts@gmail.com Bruno Bergmann bruno.bergmann@faculdadecesusc.edu.br <p>O Bairro São João do Rio Vermelho é considerado o maior bairro de Florianópolis com área total de 31,68 km², possui uma rodovia principal onde a maior parte dos comércios da região estão localizados, portanto, nessa rodovia se concentra o consumo da região. Sendo assim, com a finalidade de coletar e analisar dados sobre a demanda da região, este artigo tem como tema “Pesquisa de mercado para o diagnóstico das demandas de comércios e serviços no Bairro São João do Rio Vermelho” com o objetivo geral de analisar o perfil das demandas de comércios e serviços no Bairro Rio Vermelho. A metodologia seguiu uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de mercado com abordagem qualitativa de cunho exploratório. Foi aplicado um questionário <em>online</em> para os moradores com perguntas abertas e fechadas, onde foram analisados os dados obtidos e apresentado os resultados. Os resultados obtidos mostram que os moradores do bairro estão de certa forma satisfeitos com os comércios, porém sentem falta de estabelecimentos das áreas de serviços financeiros, saúde e de grandes supermercados, especialmente por conta do preço. Os moradores desejam que o bairro cresça para que possa suprir esta alta demanda que acaba escapando para outros bairros. Ficou evidente também que o perfil geral dos moradores é de pessoas que desejam comércios que tenham cuidado em prestar um bom atendimento, ofereçam produtos e serviços com variedade e qualidade e tenham um ambiente agradável. Então para ter melhor resultado e avaliação, os comércios e serviços locais deveriam se diferenciar desta forma, além de trabalhar com preço competitivo.</p> 2021-03-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://cesuscvirtual.com.br/index.php/GEINOVE-CESUSC/article/view/489 E-COMMERCE E O NOVO NORMAL 2021-03-12T15:05:15+00:00 Anand de Freitas Figueiredo anand.figueiredo@faculdadecesusc.edu.br Fernando Ramos Lengler fernando.lengler@cesusc.edu.br João Teles joaoteles.contab@gmail.com <p>A pandemia do Covid-19 no mundo originou uma série de impactos em todos os setores produtivos e na economia. O isolamento social motivou as pessoas a repensarem aspectos de suas vidas dentre eles a forma de consumo. Isso promoveu reflexos imediatos nas vendas e no faturamento das organizações, que passaram a buscar novas estratégias para comercializar seus produtos e garantirem a sobrevivências de seus negócios, gerando renda e mantendo as organizações ativas durante e após a pandemia. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise reflexiva e a efetividade das estratégias do e-commerce em meio à crise causada pela covid-19. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e descritiva para subsidiá-la. O estudo evidenciou que o evento da Covid-19 impactou profundamente a economia demandando das empresas estratégias inovadoras. Nesse sentido, o e-commerce vem se constituindo como importante canal de comercialização de produtos e serviços, tanto para pequenas como grandes empresas.</p> 2021-03-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 REVISTA DE GESTÃO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO