ENTRE COBRA E LEÃO, CAVALO E TUBARÃO

POSSIBILIDADES SISTÊMICAS PARA ATENDIMENTO INFANTIL

Autores

  • Leticia Santos Selau Faculdade CESUSC
  • Letícia Macedo Gabarra Faculdade CESUSC

Resumo

O presente artigo articulou um caso clínico com conceitos teóricos da terapia relacional sistêmica, referentes à utilização de recursos lúdicos na prática clínica com crianças. O atendimento ocorreu durante a experiência prática de estágio específico, com ênfase em Psicologia e Processos Clínicos, em 2013 e as questões levantadas nos atendimentos serviram de orientação para o desenvolvimento deste trabalho. O estudo objetivou identificar possibilidades e contribuições da utilização de recursos lúdicos na prática clínica de psicólogos sistêmicos, bem como nas formas de utilização desses recursos, além de reconhecer a participação das crianças no processo psicoterapêutico. Para tanto, foram utilizados como recursos lúdicos, as metáforas, o genograma lúdico e o mapa de rede. Com esse estudo, verificou-se que os recursos lúdicos se mostraram eficazes em promover ampla comunicação com a criança, facilitando tanto sua expressão, quanto a do psicoterapeuta em se fazer compreensível quando dirigia-se à ela. Esses recursos mostraram ser excelentes ferramentas para os profissionais intervirem durante as sessões na produção de mudanças significativas com crianças.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

Selau, L. S., & Gabarra, L. M. (2018). ENTRE COBRA E LEÃO, CAVALO E TUBARÃO: POSSIBILIDADES SISTÊMICAS PARA ATENDIMENTO INFANTIL. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/98

Edição

Seção

Comunicações Orais - Artigos Completos