CRÉDITO, CONSUMO, POUPANÇA E INVESTIMENTO

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA FACULDADE CESUSC

Autores

  • Juliana Vital Faculdade CESUSC
  • Leandro Berka Faculdade CESUSC
  • Maria Helena Coral Azambuja Faculdade CESUSC
  • Matheus Cidral Faculdade CESUSC
  • Matheus Silva Lima Faculdade CESUSC

Resumo

Com o advento da economia capitalista, percebe-se que, progressivamente, as pessoas estão tornando-se mais responsáveis pela sua própria vida financeira. Isso significa um mercado cada vez mais livre, com menos interferência do governo na vida financeira pessoal dos cidadãos. Outra característica diz respeito ao acesso ao crédito e o desenvolvimento do mercado de capitais, o que exige o desenvolvimento da capacidade de distinguir entre os produtos financeiros disponíveis, tanto para momentos de necessidade de financiamentos como quanto às possibilidades de investimento. O tema sobre o consumo também é uma das variáveis mais importantes quando o assunto é gestão financeira pessoal. A escolha aqui é intertemporal: menos antes ou mais depois? Gianetti (2005) analisa o ciclo de vida do ser humano, apontando diferenças significativas sobre a escolha intertemporal em cada fase. A juventude, observa o autor, coincide com uma ampliação do horizonte temporal: a perspectiva de um tempo indefinidamente longo à frente e a disposição sonhadora diante do que a vida promete reforçam a confiança no futuro pessoal. E isso se reflete diretamente nos comportamentos e atitudes dos jovens diante das finanças no presente momento. Segundo a 4ª edição do Indicador de Educação Financeira (INDEF, 2017) da Serasa Experian, na escala de 0 a 10, a nota média da população brasileira ficou em 6,2 em conhecimentos, atitudes e comportamentos acerca da educação financeira pessoal. Considerando que, na maior parte dos casos, é na juventude que se definem algumas aspectos básicos da vida financeira que se levará para a maturidade e velhice, qual seria a nota dos jovens universitários, com acesso a informação, para sua educação financeira?

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Vital, J., Berka, L., Azambuja, M. H. C., Cidral, M., & Lima, M. S. (2018). CRÉDITO, CONSUMO, POUPANÇA E INVESTIMENTO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA FACULDADE CESUSC. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/272