CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM PRÉ-VESTIBULANDOS
Resumo
A compreensão de autoeficácia diz respeito ao sentimento de adequação, eficácia e competência para enfrentar os problemas (Bandura, 1982). Este estudo tem por objetivo a construção de um questionário para avaliar a influência da autoeficácia no desempenho de estudantes de um pré-vestibular em Florianópolis. Para avaliar esse fenômeno, elaborou-se um questionário com 49 afirmações, no qual os participantes deveriam se posicionar em uma escala de 1 a 5, sendo 1 “discordo totalmente”, 2 “discordo em partes”, 3 “nem concordo e nem discordo”, 4 “concordo em partes” e 5 “concordo totalmente” em relação às questões apresentadas. Verificou-se a partir da análise das fontes de autoeficácia as experiências de domínio em relação ao exercício de alguma atividade como o mais efetivo recurso para fortalecer crenças de autoeficácia, pelos atributos de classe social e resiliência na vivência escolar, a identificação da ocorrência de feedbacks, pensando nos professores, colegas e família como a composição do atributo dessa dimensão, sobre o desempenho do aluno em determinada tarefa, podendo encorajá-lo ou não, bem como investigar a forma com que a observação de colegas de sala e pessoas que alcançaram o objetivo atuam como modelos bem-sucedidos e constituem-se no atributo dessa análise, que permite ao aluno identificar habilidades para lidar com as exigência do meio, e por fim, constatar as reações fisiológicas tendo como atributo ansiedade, alegria e tristeza ao realizar certas ações (Bandura, 1986). No decorrer do estudo piloto, ocorreram adversidades, entre as quais: ambiguidade na interpretação da pergunta “curso atual” do cabeçalho, quatro questionários entregues de forma incompleta, sendo dois com a última folha sem resposta, e dois com determinados itens não respondidos, e rasuras relacionadas à confusão na interpretação da escala. Assim, diante da alternativa de levar este questionário para validação, busca-se corrigir tais erros, e espera-se compreender de que modo a autoeficácia pode atuar como um elemento possibilitador de um bom desempenho durante o período de preparação para o vestibular.