ANÁLISE DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA MAL SUCEDIDA
Resumo
As organizações estão inseridas em um ambiente complexo e é perceptível que suas ações e atividades e impactam a economia, a sociedade e o ecossistema. Nesse sentido, a responsabilidade social e a sustentabilidade são temas com crescente interesse no âmbito organizacional, em que as empresas têm sido cobradas pela sociedade e, por isso, buscam novas formas de agregar valor social às suas atividades. Para Preston e Post (apud Borges, 2001:40): “a responsabilidade social é uma função da gestão das organizações no contexto da vida pública” em que deve-se haver o reconhecimento de que as companhias têm impacto e interferem na sociedade ao desenvolverem suas atividades, onde, além de objetivar o lucro, as empresas devem trazer benefícios que minimizem os impactos no meio em que estão inseridas. O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como “um processo contínuo de aprimorar as condições de vida, enquanto se minimiza o uso de recursos naturais, causando o mínimo de distúrbios e desequilíbrio no ecossistema” (Rattner apud Amato Neto, 2015:7). Desta forma, entende-se que a sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade do desenvolvimento dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A fim de orientar o mundo e, consequentemente, as empresas, as Organizações das Nações Unidas (ONU), criaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde estão previstas ações mundiais direcionadas a temas ligados à aspectos sociais, econômicos e ambientais. O plano do projeto interdisciplinar em questão, busca associar o objetivo cinco - o qual busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas - com uma campanha publicitária alvo de críticas pelo seu tom machista e de objetificação da mulher. Desta forma, este plano busca referenciar a importância do compromisso das empresas com o desenvolvimento de ações éticas e socialmente responsáveis e sustentáveis, melhorando a qualidade de vida não só dos colaboradores, mas de todos aqueles que são impactados pelas suas atividades, como no caso do público atingido pela propaganda.