LINA BO BARDI NO DESIGN BRASILEIRO

Autores

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade Cesusc
  • Ana Alves Faculdade CESUSC
  • Paola Beatriz May Rebollar Faculdade CESUSC

Resumo

O surgimento do campo profissional do Design tem relação com a disseminação do processo de industrialização. A fabricação industrial em série e padronizada de diferentes produtos promoveu mudanças nos processos produtivos, especialmente no que diz respeito a divisão destes em etapas. Uma das etapas é o desenvolvimento do projeto, ou seja, o Design. Já no Brasil, os debates teóricos sobre os projetos de Design se desenvolvem também paralelamente a ampliação da produção industrial. A partir da década de 1930, discute-se o valor de projetos baseados em cópias estilísticas das tendências europeias em contraponto a projetos que valorizam a cultura brasileira. Também se debate as metodologias empregadas nos projetos que podem enfatizar aspectos intuitivos ou científicos. A história do Design de mobiliário no Brasil é rica e ainda pouco conhecida. Diante disso, é relevante aprofundar pesquisas acerca deste tema em um Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores. O mobiliário tem papel de destaque nos projetos de interiores e o conhecimento e valorização da produção brasileira amplia os horizontes culturais dos estudantes. Para compreender um projeto de Design faz-se necessário um exercício em duas frentes: a análise do discurso/ ideia/ significado do projeto e a percepção da forma como esta ideia foi materializada através das linhas, formas, cores, texturas e materiais empregados. Diante disso, o objetivo central desta pesquisa é desenvolver esta análise para diferentes profissionais que atuam ou atuaram no mercado brasileiro.

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

Lengler, F. R., Alves, A. ., & Rebollar , P. B. M. . (2020). LINA BO BARDI NO DESIGN BRASILEIRO. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 4(1). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/457

Edição

Seção

Pôsteres - Design de Interiores