A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MACHINE LEARNING NA ÁREA EDUCACIONAL NO BRASIL (1999-2017)
Resumo
O presente resumo trata do tema da aprendizagem adaptativa com técnicas de machine learning e redes neurais na Educação Superior. Este texto é resultado da pesquisa Desenvolvimento de um Sistema de Apoio ao Estudante do Ensino Superior com o uso de Machine Learning, desenvolvida no Grupo de Estudo e Pesquisa Gestão e Tecnologia no Ensino Superior (GETES/Cesusc). O objetivo principal do resumo é comunicar os primeiros resultados desta pesquisa, tendo como foco a consulta bibliográfica de artigos científicos, teses e dissertações sobre o uso de machine learning na educação. O método utilizado é o estudo bibliográfico com base nos acervos do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Scielo. Nesta etapa procedemos uma busca pelas principais bases com a finalidade de encontrar estudos de machine learning realizados no Brasil sobre educação superior, educação em geral e temas correlatos que pudessem auxiliar no desenvolvimento do projeto. Termos como machine learning, redes neurais e aprendizagem adaptativa têm sido cada vez mais constantes no cotidiano de quem possui um aparelho celular ou um computador com acesso à internet em casa. Na educação, o processo tem se desenvolvido um pouco mais lentamente. Como a tecnologia é relativamente nova, as prioridades ainda são empresas ligadas à área financeira, médica, rural, de transportes, etc. Mas já é possível observar escolas virtuais com conteúdos dirigidos por algorítmos complexos que se alimentam de dados de usuários, oferecendo caminhos de estudos, como escolas de idiomas e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa na base Scielo demonstra como a temática é recente, mesmo na área da Ciência da Computação e Engenharias. O termo aparece em 49 estudos publicados no Brasil, sendo 9 na área de ciências humanas. A frequência temporal revela a novidade do tema, todos do ano de 1999 em diante. No Banco de Teses da Capes o termo “machine learning” como foco temático aparece em 484 trabalhos. E em mais de 18 mil teses e dissertações como conceito de apoio ou citado de forma secundária. As defesas aconteceram a partir de 1999 com média de 2 ao ano até 2013, período em que começa a ocorrer um aumento significativo. Em 2013 foram 56 trabalhos, em 2014 foram 93, chegando a 177 teses e dissertações sobre o tema em 2016. Os 484 trabalhos se dividiram por 55 áreas, a grande maioria de cursos de Engenharia e Ciência da Computação.