PESQUISANDO “INTERNET DAS COISAS”: EM BUSCA DA CURRICULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
A internet das coisas (IOT) é uma das tecnologias emergentes e tem se revelado de grande valia para a captação, gestão e utilização racional das informações. Segundo Santos et al. (2016) , a IOT é uma extensão da internet atual que proporciona as coisas (objetos) se conectarem a internet com maior capacidade computacional e de comunicação. Por ser um tema muito citado na atualidade, devido aos ambientes estarem cada vez mais conectados, a “internet das coisas” tem conquistado importância em várias pesquisas. Neste sentido, o tema foi incorporado ao projeto Aula Aberta da Faculdade Cesusc. O Projeto Aula Aberta foi desenvolvido pelos professores do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade CESUSC e tem como propósito integrar os alunos do Curso de Graduação com profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por meio de encontros promovidos para integrar teoria e prática (SCHÜTZ et al., 2017). O projeto foi criado com forma de atender Lei nº 13.005/2014 que preconiza e orienta as instituições de ensino superior brasileiro a destinar parte dos créditos curriculares dos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária até o ano 2024. Entende-se que a curricularização da extensão nos cursos de graduação promove a transformação atual na Universidade e nos seus vários segmentos ao suscitar novas práticas docentes, alterações e ajustes na estrutura organizacional da Universidade e, inclusive, novas reflexões sobre o conceito e o papel da Universidade no contexto nacional e internacional atual.