JOGOS ACESSÍVEIS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA CEGOS

Autores

  • Alex Seben de Almeida Faculdade CESUSC
  • Roberto Fabiano Fernandes Faculdade CESUSC
  • Ibsem Agrello Dias Faculdade CESUSC
  • Sérgio Murilo Schutz Faculdade CESUSC

Resumo

No brasil 3,5% da população possui deficiência visual. Embora o mercado de jogos digitais esteja em crescimento, há a carência desse tipo de entretenimento para este público específico. Os jogos buscam diminuir essa carência por meio de opções de brilho e de esquema de cores para daltônicos, porém quem sofre de perda de visão parcial ou total normalmente não é contemplado (FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS, 2018; GLINERT, 2008; LARA, 2016). Este trabalho busca desenvolver um jogo RPG baseado em turnos acessível para pessoas cegas. Para isso, será realizado levantamento bibliográfico sobre jogos RPG e RPG baseados em turnos e quais os critérios são necessários para que o jogo seja acessível para cegos. A partir disso será desenvolvido o projeto do jogo e a criação de um protótipo que será validado por meio da aplicação do jogo com pessoas cegas. Com esse trabalho busca-se promover a inclusão das pessoas cegas no mundo dos jogos.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Almeida , A. S. de ., Fernandes , R. F. ., Dias , I. A. ., & Schutz , S. M. . (2019). JOGOS ACESSÍVEIS: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA CEGOS. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/356

Edição

Seção

Pôsteres - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>