HOCHSCHULE FÜR GESTALTUNG ULM

SEIS FASES DO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Letícia Brero Vilella Faculdade CESUSC
  • Paola Beatriz May Rebollar Faculdade CESUSC

Resumo

Fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher e Max Bill, a Escola de Design de Ulm (HfG na sigla em alemão) foi uma instituição de ensino privada que funcionou na Alemanha e é considerada uma das mais importantes escolas de design do século XX. A importância histórica da Escola de Ulm se deve a uma série de posturas únicas e arrojadas, adotadas pelos diretores desde a fundação. Primeiramente, atenta-se para o fato de que ela foi considerada como a primeira escola de design que manifestou consciência de que os problemas de projeto devem ser resolvidos a partir da análise dos condicionantes inerentes àquele projeto, levando a uma abordagem funcionalista, que poderia ser aplicada sob os mais diversos condicionantes – grosso modo, uma escola alinhada com a modernidade. Além disso, o Estilo Ulm acabou se espalhando por todo o mundo e, mesmo que os membros da HfG negassem que o design poderia ser feito com um estilo, a estética do asceticismo, de cuja a escola é precursora, acabou se transformando em uma tendência, principalmente no design gráfico, mas também com influência nos projetos de objetos industrializados.

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Vilella, L. B., & Rebollar, P. B. M. (2018). HOCHSCHULE FÜR GESTALTUNG ULM: SEIS FASES DO DESENVOLVIMENTO. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/184

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