AS CINCO FORÇAS QUE CONDUZEM UMA TRADIÇÃO
CASO DAS LOJAS KOERICH
Resumo
A maior parte das empresas enfrenta ambientes externos turbulentos que dificultam a tomada de decisão. Diante desse fato, análises do ambiente em que estão inseridas podem ajudar no direcionamento estratégico da organização (GHEMAWAT, 2000). O modelo desenvolvido por Porter considera cinco forças que influenciam a estratégia competitiva, permitindo que a empresa possa encontrar uma posição no setor onde ela possa melhor se defender contra essas forças ou influenciá-las a seu favor (MONTGOMERY, PORTER, 1998). A estrutura das cinco forças de Porter compõe as variáveis: grau de rivalidade entre concorrentes; a ameaça de produtos substitutos; ameaça de novos entrantes; poder de negociação dos compradores; e poder de negociação dos fornecedores (PORTER, 1985). Conhecer essas fontes de pressão competitiva colabora para uma agenda estratégica de ação, dando vida ao posicionamento da empresa no setor, tornando evidentes oportunidades de se obter vantagens competitivas.