RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ONG DO MUNICIPIO DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Caroline Amorim Faculdade CESUSC
  • Stéfani Galhardi Wittmann Faculdade CESUSC

Resumo

Os primeiros contatos da psicologia com a instituição para a realização da intervenção, partem de uma referência que possibilita criar hipóteses sobre as relações que se constituem e se modificam e/ou se cristalizam na instituição. Essas hipóteses se transformam em interpretações que confirmadas ou não, criam novos caminhos para a ação do psicólogo na instituição. O projeto apresentado tem como relevância social e acadêmica possibilitar a escuta e o acolhimento das crianças e adolescentes da comunidade Chico Mendes e expor um estudo de caso a partir das atividades vivenciadas pelas alunas no Estágio Básico I, disciplina obrigatória da sétima fase do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Cesusc. O estágio foi realizado na Instituição AGECOM – Associação Geração da Comunidade Chico Mendes, uma organização não governamental, sem fins econômicos, localizado no bairro Monte Cristo (comunidade Chico Mendes) em Florianópolis/ SC, com uma carga horária de 4 horas semanais. A AGECOM atende crianças e adolescentes com idade entre 5 e 18 anos, em condições de vulnerabilidade social, tendo como propósito compreender o contexto histórico-cultural e familiar do sujeito, oferecer um espaço para que o sujeito se questione, se recrie e se reinvente através do lúdico, do amparo e do acolhimento. Segundo Guirado (2014), a promoção de saúde e bem-estar dos integrantes da instituição, são questões visadas enquanto objetivos do psicólogo, assim como questões relacionais que implicam para que, na prática, o profissional atue também como um técnico da relação interpessoal, dos vínculos e da explicitação do implícito, não sendo seu trabalho resolver problema, sendo essa tarefa da própria instituição. Esta primeira etapa do estágio básico é caracterizada pela técnica de observação participante, para que o estagiário ingresse no campo prático e assim possa coletar dados para elaborar um projeto de intervenção, o qual será aplicado no semestre seguinte. A experiência de estágio iluminou questões a serem debatidas e refletidas, no âmbito da instituição, tais como a criação de regras para o funcionamento da Instituição, a escuta dos profissionais envolvidos no projeto, reparos na estrutura que afetam a prática nas oficinas e a ressignificação das atividades enquanto potencial de possibilidades.

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Publicado

2018-04-17

Como Citar

Amorim, C., & Wittmann, S. G. (2018). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ONG DO MUNICIPIO DE FLORIANÓPOLIS. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/147

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