A POTÊNCIA DOS ENCONTROS E AFETOS

O OLHAR DOS PAIS SOBRE UMA AÇÃO COMUNITÁRIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Letícia de Cisne Branco Faculdade CESUSC
  • Ingrid Schulze Muniz Faculdade CESUSC
  • Marília dos Santos Amaral Faculdade CESUSC

Resumo

Este artigo analisa a potência dos encontros e afetos a partir do olhar dos pais participantes de uma ação comunitária no ambiente escolar. Compreende-se o conceito do olhar como um modo de vislumbrar e avaliar uma realidade carregando sentidos e significados. O método de pesquisa caracteriza-se como qualitativo e participante, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos de pesquisa foram um pai e duas mães participantes de um mutirão de manutenção e transformação do espaço físico da escola pública que seus filhos(as) frequentam, em um bairro de Florianópolis-SC. A análise e a discussão dos resultados propõem uma articulação entre a filosofia de Spinoza, Deleuze e Guattari e os pressupostos teóricos da psicologia social crítica. Os resultados apontam que os encontros comunitários podem ser potências geradoras de mudanças estéticas no ambiente e subjetivas nos sujeitos que ali compartilham do espaço escolar, em uma relação dialética na qual o ambiente é transformado, assim como os sujeitos que por este espaço transitam. Conclui-se com esta pesquisa que a ação comunitária possibilita encontros enriquecedores, evocando afetos singulares que resultam em uma ação coletiva transformadora. Além disso, a pesquisa também demonstra a importância de que o engajamento ético-político dos sujeitos envolvidos na ação comunitária transcenda o interesse individual e possibilite ampliar a potência de atos com a finalidade de reivindicar de forma crítica e coletiva ações do Estado, exigindo que ele cumpra com suas responsabilidades com aquela comunidade.

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

Branco, L. de C., Muniz, I. S., & Amaral, M. dos S. (2018). A POTÊNCIA DOS ENCONTROS E AFETOS: O OLHAR DOS PAIS SOBRE UMA AÇÃO COMUNITÁRIA NO AMBIENTE ESCOLAR. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/145

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2