FAST FIX SISTEMA DE GESTÃO

DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS MECÂNICOS

Autores

  • Matheus Moises da Rosa Faculdade CESUSC
  • Ibsem Agrello Dias Faculdade CESUSC

Resumo

Para Beraldi e Escrivão Filho (2000) a Tecnologia da Informação pode criar oportunidades para as empresas de pequeno porte serem mais competitivas no mercado atual. Em uma prestadora de serviços mecânicos de Máquinas Industriais, percebeu-se uma necessidade. Foi notado que esta utiliza papel e caneta para anotar os serviços prestados, bem como o histórico de clientes, ou seja, basicamente estão vivendo na “Idade da Pedra”. A partir deste problema foi iniciado um projeto para desenvolver um sistema que auxilie esta empresa na sua gestão. Os principais diferencias que o gestor da empresa quer na sua gestão são a melhoria da velocidade no atendimento aos clientes, a melhor gestão das receitas e despesas e por consequência, aumento da lucratividade da empresa e a criação de métricas para que a gestão possa acompanhar a performance do seu negócio. Em conjunto com os professores do curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) foram realizadas 2 entrevistas semiestruturadas com o dono da Prestadora de Serviços. Essas entrevistas serviram para identificar as principais “dores” e ganhos na gestão dos serviços da empresa. Foram identificados os requisitos para elaboração do sistema e a partir desses requisitos foram descritos os principais casos de uso. Na aula de Análise II, foram desenvolvidos alguns diagramas UML (Unified Modeling Language) para auxiliar na modelagem dos sistemas. Os principais foram: Caso de Uso, Classe e Sequência que esclareceram na estruturação do projeto. Após estes diagramas, uma série de dúvidas sobre a construção do sistema foram esclarecidas, o que serviu para demonstrar a relevância da utilização da UML como ferramenta de apoio nos projetos de software.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

Rosa, M. M. da, & Dias, I. A. (2018). FAST FIX SISTEMA DE GESTÃO: DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS MECÂNICOS. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2(2). Recuperado de https://cesuscvirtual.com.br/CIC-CESUSC/article/view/104