INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS FEMININOS CONTIDOS NOS FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DAS MULHERES

  • Faculdade CESUSC
  • Faculdade CESUSC
  • Faculdade CESUSC
  • Faculdade CESUSC
  • Faculdade CESUSC

Resumo

O presente escrito trata-se de um estudo sob a perspectiva da Psicologia Social a respeito da influência que os desenhos animados que contém o tema de princesas que infundem e estereotipam o papel das mulheres e de homens, e de como interferem no cotidiano das mulheres, atribuindo a elas um lugar na sociedade que às vezes não é o desejado por muitas delas. Levando em conta que o sujeito se constitui a partir das relações sociais que vai estabelecendo no decorrer de sua vida e é muito comum na infância , meninas e meninos assistirem a filmes que tenham como personagem principal princesas e príncipes, que são na maioria heróis e heroínas, mas enquanto para os personagens masculinos é corriqueiro ser viril, decidido , forte e corajoso , para as heroínas as características que são vangloriadas como virtudes femininas são a meiguice, a beleza e a fragilidade. O estudo levanta a problemática sobre qual a influência que os estereótipos inclusos nos filmes de animação têm na rotina das mulheres? Como os filmes evidenciam esses estereótipos podendo incitar ou não a desigualdade de gênero. Segundo dados no desempenho de uma mesma função mulheres ganham 23% a menos do que os homens (OIT, 2015), e com base na Comissão estatística das Nações Unidas, 35% das mulheres já sofreram violência física e ou sexual de parceiro ou de desconhecido, essa prática afirma como a força bruta pode ser usada para determinar hierarquias, podendo ser agravadas por condições de classes e gênero, naturalizando um conjunto de desigualdades sociais legadas as mulheres. O projeto visa investigar, através de uma pesquisa de cunho social as influências que os filmes de animação reforçam o estereótipo da mulher subalterna, frágil e obediente. Para analisar como os estereótipos que compõem os filmes infantis influenciam na vida cotidiana das mulheres é necessário identificar todos e qualquer estereótipos que apareçam ,para que se façam comparações de cada filme e possa relacionar os fundamentos básicos da teoria sobre influência social e a representação social da mulher na sociedade atual. Após determinar a idade do público alvo será aplicado um questionário com Escala Likert, no qual será feita a abordagem qualitativa que nesse tipo de escala fica mais elucidativo e preciso, para que se chegue o mais próximo da realidade atual das mulheres em nossa sociedade.
Publicado
2019-11-11
Como Citar
, et al. INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS FEMININOS CONTIDOS NOS FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DAS MULHERES. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, [S.l.], v. 4, n. 1, nov. 2019. ISSN 2526-0537. Disponível em: <http://cesuscvirtual.com.br/revistas/index.php/CIC-CESUSC/article/view/427>. Acesso em: 18 set. 2020.