DATA SCIENCE: PRÁTICA NO PROJETO AULA ABERTA CESUSC

  • Luiz Claudio Dalmolin Faculdade CESUSC
  • Felipe Vieira Domingues Carneiro Faculdade CESUSC
  • Rejane Costa Faculdade CESUSC
  • Sérgio Murilo Schütz Faculdade CESUSC
  • Sabrina Hanich Faculdade CESUSC
  • André Saibro Faculdade CESUSC
  • Lucas Pinheiro Faculdade CESUSC
  • Guilherme Victorino Martins Faculdade CESUSC

Resumo

A ciência de dados, chamada de a profissão mais atraente pela Harvard Business Review, é uma área com potencial gigantesco que vem apresentando um aumento de seguidores surpreendente com o passar dos anos, mas que também apresenta poucos especialistas até o momento. De maneira simples, a ciência de dados faz uso da matéria prima (dados) para criar hipóteses que serão comprovadas através de trabalho estatístico e matemático. Podemos dizer que sua finalidade é transformar um dado em informação e a partir dessa informação auxiliar a tomada de decisão para a área na qual está sendo aplicada. Usualmente a ciência de dados está relacionada com três áreas: computação, para a coleta e processamento de dados, estatística, para o estudo da informação adquirida e negócios, para aplicação do conhecimento gerado a fim de impulsionar a empresa em questão.
Por ser considerada uma das tecnologias em ascensão e com maior desataque, o tema Data Science foi inserido como um dos temas no projeto de extensão “Aula Aberta” do primeiro semestre de 2018. O Projeto Aula Aberta do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade CESUSC tem como propósito integrar os alunos do Curso de Graduação com profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por meio de encontros presenciais no Link Lab na ACATE, promovidos para integrar teoria e prática (SCHÜTZ et al., 2017). A interdisciplinaridade e a Multidisciplinaridade são premissas da essência do curso de ADS, desta forma a construção de atividades que direcionam estes paradigmas trazem enriquecimento e qualidade ao curso, desenvolvendo um senso crítico e inovador aos alunos e professores. Nesta edição 2018/1 a proposta se faz num Hackathon semestral  na divisão de 4 equipes das áreas de IOT -  Internet das Coisas, Data Science, Mobile e Machine Learning com Devops. Neste pôster será desenvolvido  a proposta de trabalho da equipe Data Science.
Publicado
2018-10-12
Como Citar
DALMOLIN, Luiz Claudio et al. DATA SCIENCE: PRÁTICA NO PROJETO AULA ABERTA CESUSC. CADERNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, [S.l.], v. 3, n. 1, out. 2018. ISSN 2526-0537. Disponível em: <http://cesuscvirtual.com.br/revistas/index.php/CIC-CESUSC/article/view/251>. Acesso em: 15 fev. 2019.
Seção
Pôsteres - Análise e Desenvolvimento de Sistemas